domingo, 5 de junho de 2011

HONRAS DECLINÁVEIS

            Não são poucas as figuras a quem Valadares deve homenagem mais significativa, à altura do muito que aqui realizaram.
            Entre essas, inclui-se Talmir Canuto Costa, que contribuiu de forma decisiva para que a cidade se tornasse referência em ensino superior.
            Vale recordar que o professor Talmir comandou por muitos anos o Minas Instituto de Tecnologia (MIT), embrião da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).
            Relegado ao esquecimento, foi lembrando no final da última semana, quando um de seus ex-alunos postou na internet a informação de que “só hoje, fiquei sabendo que o professor Talmir Canuto morreu há três anos, em São José dos Campos”.
            O responsável pela mensagem comentou que “o Dr. Talmir tinha seus defeitos, como todos nós temos ... Mas, as suas qualidades eram muito superiores”. Lembrou que “ele trouxe o ensino superior para Valadares, quando a cidade estava infestada de pistoleiros”. Apontou como mais lamentável o fato de “a UNIVALE ignorar sua morte”. Concluiu dizendo que “ele foi mais um dos pioneiros que ficaram no esquecimento dos valadarenses de tão fraca memória”.
            A notícia teve o efeito de um despertador, na cabeceira de quem dorme o sono dos ingratos. Por um instante, a consciência doeu e a preocupação passou a ser redimir-se da falta de lembrança. 
            Entre muitas idéias, a primeira seria tentar a exumação dos restos mortais, para sepultamento em Valadares, com todas as honras.
Na ocasião, sua estátua, tamanho natural, teria lugar no campus da Univale, que passaria a se chamar UTC – Universidade Talmir Canuto (tipo Cândido Mendes).
A Câmara aprovaria a entrega de comenda "in memoriam" aos familiares do benfeitor, enquanto a Prefeitura atribuiria o seu nome a uma Praça no bairro Universitário.
            O mínimo que se deveria fazer.
            Tudo combinado, veio o desmentido. Felizmente, era alarme falso, boato de mau gosto. O professor Talmir está vivo, lecionando na Faculdade INPG de São José dos Campos, da qual é também vice-diretor.
            As homenagens ficaram assim prejudicadas. Nas circunstâncias, ele certamente compreendeu e relevou a desconsideração.
            Mas Valadares ainda pode render a Talmir condignos tributos.  Melhor fazê-lo enquanto ele tem condições de receber e agradecer, pessoalmente.