domingo, 3 de junho de 2012

SÍTIO DA SAUDADE

           As cidades possuem marcas e marcos indeléveis. Épocas, locais, acontecimentos e pessoas que mergulham no túnel do tempo, mas nunca são deletadas da memória popular. Caso do samba, definitivamente incorporado ao sentimento carioca; da garoa, que é parte da paisagem paulista, ou do pão de queijo, um dos símbolos mineiros.
Os anos passam, os hábitos mudam, o cenário se transforma, mas a lembrança permanece.
O primeiro ponto de encontro valadarense teria sido a Rua Prudente de Morais, passarela que acolheu empreendimentos pioneiros e por onde desfilaram os primeiros colunáveis da sociedade local.
Com o passar dos anos, outros locais surgiram e foram palcos de histórias memoráveis.  
Os charmosos bailes, os grandes carnavais e as vesperais estudantis do Ilusão e do Minas Clube, o “footing” da Praça Serra Lima, as sessões do majestoso Cine Palácio, até a zona boêmia, vibrante e acolhedora, são hoje gratas recordações de um período esplendoroso.
No final dos anos 40 e em boa parte da década de 50 as quermesses da Catedral de Santo Antônio aconteciam sempre em maio.
O morro da igreja era precariamente iluminado, carente de urbanização e paisagismo. Mas ficava repleto de fiéis que iam assistir à coroação de Nossa Senhora, saudada com foguetes e ainda modestos fogos de artifício. Seguia-se o leilão comandado pelo insubstituível “sô” Alfredo (Fabri). A organização ficava a cargo dos moradores de uma ou mais ruas, “festeiros” que se sucediam no arranjo do altar para a coroação e na coleta das prendas a serem leiloadas. À frente o dinâmico padre João Verbeck, então vigário paroquial.
 Período pródigo em simplicidade e confraternização, do qual restou um poço de boas recordações.
Ainda bem que esses hábitos e costumes foram preservados.
Os festejos se tornaram tradição. Multiplicaram-se por várias paróquias, onde despertam crescente interesse comunitário. Agora mais estruturados, envolvem um universo de abnegados e incansáveis colaboradores. Seus resultados, sempre positivos, são repassados a inúmeras entidades beneficentes. Tudo sob cuidadoso planejamento, rigoroso controle e absoluta transparência.
Assim transcorre a Festa de Santo Antônio, no largo da Paróquia Catedral, programada para durar até o próximo dia 13.
É a chance de reencontrar amigos, compartilhar momentos alegres, saborear gostosas comidas e concorrer a valiosos prêmios. Oportunidade para também harmonizar sentimentos de religiosidade e de apoio ao próximo, engajando-se em uma promoção sadia, voltada para o bem-estar das pessoas carentes. Vamos prestigiar!

Texto publicado no Jornal de Domingo de 30.05.2010
(atualizado)