domingo, 15 de junho de 2014

A COPA EM DETALHES

            Em época de Copa do Mundo, não há como preocupar com outra coisa que não seja futebol.
            A esta altura, ninguém quer saber se a refinaria de Pasadena virou alambique, se o “volta Lula” emplacou, se o presídio da Papuda foi transformado em resort, se a inflação está subindo ou se o prestígio da Dilma está baixando. O foco é a Seleção; dane-se o resto.
            Mas nem só de bola rolando é feita a Copa do Mundo. Há outros ingredientes fascinantes que também concorrem para fazer dela o evento esportivo de maior prestígio no mundo.
            Por mais que se igualem em termos de organização e realização, cada Copa tem suas particularidades, a começar pelo logotipo e pelos símbolos com as características do país-anfitrião.
            Nesta segunda edição disputada no Brasil, o logo recebeu o nome de "Inspiração". Passa a ideia de três mãos interligadas levantando o Troféu da Copa, enquanto representam a unidade das nações participantes.
A bola oficial, denominada Brazuca, tem as cores (verde, azul e laranja) e o design dos seis painéis inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim.
Vencendo a Arara, o Saci Pererê e a Onça Pintada, o Tatu-bola tornou-se mascote do torneio. Batizado como Fuleco (junção de futebol com ecologia), seu visual é de um animal de pelagem amarela, com a carapaça em azul, vestindo calção verde e camiseta branca, com a inscrição “Brasil 2014”.
Principal peça promocional do torneio, o pôster oficial mostra duas pernas de jogadores disputando a bola, num ângulo que revela o contorno do mapa do Brasil. No destaque, a inscrição “2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil”.
Afora esses detalhes, a Copa 2014 reúne interessantes curiosidades mostradas com a divulgação dos nomes de esportistas, treinadores e árbitros que dela participam:
- As 32 seleções inscritas incluem 736 atletas.
- Entre o mais velho e o mais jovem, há uma diferença de 24 anos.
- Na seleção da Colômbia estão o goleiro Faryd Mondragón (42) e o zagueiro Mario Yepes (39), os dois jogadores mais velhos do torneio. O camaronês Fabrice Olinga (18) é o mais jovem, seguido do inglês Luke Shaw e do americano Julian Green, ambos com 19 anos.
- Os treinadores mais velhos são o italiano Fabio Capello (68), da seleção russa, e Oscar Tabarez (67), técnico do Uruguai. Os mais jovens são o Niko Kovac, da Croácia, e o francês Sabri Lamouchi, da Costa do Marfim, os dois com 42 anos.
- A maior média de idade, 29 anos, é da seleção Argentina. A menor é de Gana, 25 anos.  A brasileira tem média de 28 anos.
- Dos jogadores que participaram da última Copa, 209 também disputam a atual.
- Setenta jogadores, árbitros ou técnicos do Mundial estarão aniversariando durante o evento, inclusive Lionel Messi, que completará 27 anos em 24 de junho.
- Vinte campeões mundiais têm chance de ser bicampeões; nenhum deles é brasileiro.
- A seleção russa é a única formada inteiramente por jogadores que atuam no próprio país. Na nossa equipe, só quatro estão nessa condição.
A lista de curiosidades tende a crescer, pois a Copa está apenas no começo. Tomara que o retorno ao assunto seja para incluir o esquadrão canarinho como o exclusivo detentor do título de hexacampeão mundial.

- Jornal de Domingo
- Diário do Rio Doce
- www.nosjornal.com.br