sábado, 7 de julho de 2012

GRANDE MAURÍCIO!

           A condição de cidade relativamente jovem talvez explique as dificuldades de Valadares para agrupar lideranças capazes de bem conduzi-la internamente e projetá-la em outros cenários.
            Afinal, só agora estão se consolidando as primeiras gerações de filhos da terra, herdeiros do espírito desenvolvimentista de seus antepassados.
            Até então, sem alternativas, normal era os jovens saírem em busca de trabalho ou estudos mais disponíveis em outras localidades, inclusive no exterior, onde acabavam criando raízes.
            Por sorte, na concomitância dos fatos, houve os que para cá imigraram e fizeram de Valadares o seu rincão. Envolveram-se na sociedade, na econômica e na política, empunhando bandeiras e derrubando obstáculos ao desenvolvimento, como se fossem valadarenses.
            Não são muitos, mas os poucos que se incluem nesse valoroso contingente têm feito a diferença. Pena que a determinação na busca de ideais não corresponda à sustentação desse grupo. Não raro alguém abandona o barco, por circunstâncias imprevistas, ou é chamado para servir em outra dimensão. Daí a dificuldade em impedir que a luta sofra soluções de continuidade.
            A morte de Maurício Morais, na última sexta-feira (06), foi uma dessas grandes e irreparáveis baixas.
            Nascido em Ladainha(MG), Maurício transformou-se em num autêntico  valadarense. Político por natureza, cumpria o seu quinto mandato de vereador, sendo uma das mais expressivas lideranças do PSDB local. Foi dos tucanos mais cogitados para candidato a prefeito nas próximas eleições. Com olhos voltados para o progresso, esteve sempre empenhado na busca de bons empreendimentos para a cidade. Além disso, lutava obstinadamente por melhorar a infraestrutura dos bairros e distritos, onde sua presença era constante.
            Afora as qualidades de homem público, deu magnífico exemplo de cidadão, honrando uma tradição familiar de dignidade, trabalho e seriedade. 
            Repetindo a saga de grandes figuras, Maurício levou consigo, prematuramente, os muitos sonhos e esperanças de que era depositário. Pontificou em meio aos poucos merecedores de muita confiança.
            Um câncer implacável e injusto ceifou sua vida. Mas não impediu que deixasse exemplos, diretrizes e idéias que o tempo solidificará e nenhuma doença conseguirá destruir. Não será fácil, mas surgirão herdeiros!