domingo, 4 de setembro de 2011

DIGNAS ASSINATURAS

          As comunidades têm seus sonhos, suas aspirações, seus ideais. Sabem o que querem e o que rejeitam, na forma e na hora certas.
          Por timidez, pudor, comodismo e até por negligência, às vezes escondem suas tendências; deixam o barco correr.
Mas no momento em que são afrontadas, feridas no seu orgulho, na sua dignidade e no seu modo de existir, reagem pronta e energicamente.
Relativamente nova e sem grandes tradições, Valadares costuma ser vista como um paraíso de aventureiros e aproveitadores, onde impera o “salve-se quem puder”. Pode parecer, mas não chega a tanto.
Quando é preciso, o valadarense sabe se unir e brigar pelo interesse comum. Já deu provas disso em memoráveis ocasiões, como em março de 1964. Naquela época, grupos opostos, mas coesos, promoveram intensa mobilização político-ideológica em torno das Reformas de Base pretendidas pelo então presidente João Goulart.
Esse modo de agir está agora se repetindo, na forma de protesto contra o aumento do número de vereadores aprovado pela Câmara Municipal.
Entidades de classe valadarenses lançaram campanha com o objetivo de recolher cerca de dez mil assinaturas de eleitores locais, que permitirão seja apresentado à Câmara um projeto popular reduzindo de 21 para 13 o número de cadeiras no legislativo municipal. No entendimento dessas entidades, quando elevou de 14 para 21 a quantidade de vereadores, a Câmara contrariou a vontade popular.
Como acontece na grande maioria dos municípios onde idêntica decisão foi adotada, a comunidade valadarense mostra-se indignada, sobretudo por não ter sido previamente consultada. Além disso, é quase unânime o entendimento de que não foram levadas em conta as dificuldades financeiras por que passa o município. A maioria das pessoas acha que as deficiências locais nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura desaconselham qualquer aumento dos gastos públicos, mesmo hipotéticos.
É grande a expectativa de que seja alcançada e até superada a quantidade necessária de assinaturas. O prazo para adesão ao movimento encerra-se amanhã.
Nos termos em que a questão está sendo colocada, é importante que o eleitor valadarense não se omita.
         Ainda que não venham a ter resultados práticos, as assinaturas conseguidas certamente repercutirão em termos morais e políticos. Servirão para mostrar que os vereadores desrespeitaram os anseios de seus eleitores. Incentivo para que, nas próximas eleições, se inevitável a eleição de 21 edis, seja feita a renovação total dos integrantes da Câmara, sem chances de reeleições