sábado, 18 de agosto de 2012

INGENUIDADE SOBRE RODAS


          A corrida às revendedoras de automóveis tende a intensificar-se neste final de mês. Habituados a deixar tudo pra última hora, vários interessados só agora decidiram entrar na fila, para beneficiar-se da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que, não existindo outra decisão do governo, será suspensa após 31 de agosto.
Apesar de o ministro da Fazenda haver declarado que a prorrogação do benefício não está sendo cogitada, muitos apostam na possibilidade de que isso venha a acontecer. Mesmo assim, os que aspiram comprar um carro novo, e reúnem condições para tanto, preferem não se arriscar; o seguro morreu de velho!
Por conta dessa política oficial de incentivo, a comercialização de veículos vem batendo sucessivos recordes. No ano, o volume acumulado está bem próximo de dois milhões de unidades vendidas.
O que impressiona nesse contexto é o fato de o brasileiro não se inibir diante dos altos preços dos carros no mercado nacional.
Em matéria publicada na versão online da revista Forbes, o jornalista Kenneth Rapoza, especializado na cobertura dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), considera "ridículos" os valores aqui praticados.
Na sua opinião, o consumidor local, em busca de status, confunde preço com qualidade. “Alguém pode imaginar que pagar US$ 80 mil por um Jeep Grand Cherokee significa que ele vem equipado com rodas folheadas a ouro e asas. Mas, no Brasil, esse é o preço de um básico”, escreveu ele, acrescentando que, “com os R$ 179 mil que paga por um único Grand Cherokee, um brasileiro poderia comprar três, se vivesse em Miami”.
Em tom de censura, disse não encontrar outra razão para tamanha disparidade, a não ser os altos impostos incidentes sobre o produto e a ingenuidade do consumidor, que considera o carro de luxo um atestado de sucesso.
"Desculpem, brazukas..., não existe status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Grand Cherokee ou Dodge Durango", escreveu, aconselhando que “não se deixem enganar pelo preço. Vocês estão sendo roubados".
No tocante à tributação, a crítica de Rapozo nada tem de original; retrata uma situação amplamente conhecida. Não é de agora que nos sabemos escorchados pelo erário, nessa e em várias outras "mordidas". O governo usa e abusa do direito de espoliar o cidadão, que tudo aceita, mansa e passivamente.
O grande mérito do jornalista, entretanto, foi mexer com os brios do brasileiro, criticando uma vaidade a que poucos podem se dar o luxo, enquanto muitos dela se distanciam.
Ideal é que os compradores resistissem às imposições e distorções do mercado, abstendo-se de comprar.
Seria a forma de o carro de luxo deixar de ser objeto de ostentação, para transformar-se em conforto a que todos teriam acesso.


Visite o site
nosrevista.com.br