segunda-feira, 27 de junho de 2011

DE IGUAL PARA IGUAL

              Foi muito bem recebido o projeto do vereador Darly Alves (PRTB) que concede incentivos às indústrias e prestadoras de serviço que queiram se instalar em Governador Valadares.
             A maioria dos estados e municípios brasileiros já faz concessões fiscais para atrair investimentos capazes de gerar empregos, aumentar receitas e promover o seu desenvolvimento sócio-econômico.             São isenções, reduções e diferimentos tributários utilizados como recurso para alavancar economias regionais.
             Em Minas, a prática vem sendo amplamente adotada, com bons resultados.
            Ainda recentemente, anunciou-se a instalação de uma metalúrgica chinesa em Pouso Alegre, graças a concessões feitas pelo município e pelo governo mineiro. A localidade receberá investimentos da ordem de R$ 330 milhões, geradores de 600 empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos.
            Observador atento, Darly percebeu que Valadares não pode continuar à margem desse processo.
            Segundo ele, o governo estadual, que antes não participava, resolveu entrar na guerra fiscal, na busca de investidores. “Já que o governo de Minas está fazendo a parte dele para trazer investimentos, o município de Governador Valadares não pode ficar de fora”, disse ele à imprensa local. Por isso, o empenho em dar à cidade condições de concorrer de igual para igual com aquelas que já se utilizam da estratégia.
           Seu principal objetivo é gerar empregos para cerca de 160.000 valadarenses que estão à espera de oportunidade de trabalho, sem desconsiderar outras metas, inclusive o aumento das receitas públicas e privadas.
           Atendidos os parâmetros técnicos, quaisquer empreendimentos serão bem recebidos. Mas para cada benefício solicitado, o investidor se comprometerá a gerar um número mínimo de empregos.
          O projeto alcançará as empresas já existentes que se dispuserem a aumentar seus investimentos e o número de empregos oferecidos, nas condições definidas.
          Despido de vaidade, Darly faz questão de ressaltar que seu projeto é apolítico, voltado exclusivamente para os interesses da comunidade. Fato que certamente concorreu para que fosse unanimemente aprovado na Câmara Municipal.
          É grande, pois, a expectativa em torno de que seja sancionado pelo executivo municipal, para que logo comece a produzir os efeitos há muito esperados.  O povo agradecerá.