sábado, 29 de março de 2014

DE PASADENA AO IBOPE

                O mês de março, que se encerra amanhã, teve um início dos mais tensos, com o desaparecimento do Boeing 777-200 da Malaysyan Airlines, que viajava de Kuala Lumpur, capital da Malásia, para Pequim, levando a bordo 239 pessoas.
O sumiço aconteceu no dia 07, sendo que até 15 dias depois o paradeiro da aeronave transformou-se num mistério.
Somente na última sexta-feira (21), imagens de um satélite tailandês mostraram centenas de objetos flutuantes no sul do Oceano Índico, sinalizando que o voo 370 teve de fato um trágico fim. Se confirmado, será a triste hora de resgatar corpos e o que mais for possível, numa operação que, naquele local, parece ser das mais difíceis.
Noutro ponto do planeta, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu uma cabal demonstração de força e ousadia. Sem se intimidar diante das ameaças de retaliação feitas pela comunidade ocidental, anexou ao território russo a península da Criméia, até então pertencente à Ucrânia.
Os analistas internacionais acham que a façanha de Putin foi facilitada pelos Estados Unidos e a comunidade europeia, que não foram capazes de intimidá-lo o suficiente. Ficaram na base de sanções administrativas contra alguns figurões russos, mais isso nada adiantou.
Pode ser que o quadro se modifique, mas, pelo menos até agora, Putin leva ampla vantagem.
No Brasil, mais um escândalo saiu do baú e centralizou as atenções. Dessa vez envolvendo a Petrobrás e a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos.
A história todos sabem: em síntese, a Petrobras teria gasto 1,18 bilhão de dólares na compra de uma empresa que inicialmente valia 42 milhões de dólares.
Números à parte, o caso alcançou grande repercussão. De uma hora pra outra todos resolveram ser movimentar, no sentido de apurar responsabilidades. Até no âmbito interno da Petrobrás foi criada uma comissão com esse objetivo. Muita coisa ainda pode jorrar, além de petróleo.
Mas um reflexo já se fez sentir sobre a presidente Dilma Rousseff, que presidia o Conselho de Administração da Petrobrás, à época em que o malfadado negócio aconteceu. A avaliação positiva de seu governo caiu de 43% para 36% em relação a dezembro/2013, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na última quinta-feira (27).
Para os governistas, essa queda será logo revertida, e nada tem a ver com os fatos, muito anteriores à pesquisa.
O pessoal da oposição, entretanto, prefere acreditar que, diante dos enormes problemas por que passa o país, o governo Dilma apenas iniciou o retorno a um ponto de aceitação situado bem abaixo do que ele imagina se encontrar.
Conclusões políticas, em ano eleitoral. 

- Jornal de Domingo

domingo, 23 de março de 2014

LÁ VEM O TREM
Etelmar Loureiro

            Habituada às delongas e dificuldades a que não raro se sujeitam suas conquistas, Valadares é tomada de euforia e ansiedade, sempre que algo bom está na iminência de acontecer.
            Esse é o clima reinante na cidade, provocado por dois auspiciosos acontecimentos, que, embora muito desejados, ninguém os esperava para tão breve. Mas estão chegando em boa hora!
            O primeiro, de iniciativa da Vale S.A., antiga CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, consiste na substituição do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), que liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES).
            Fabricada na Romênia, por empresa líder no mercado, a nova composição é “top de linha” e obedece aos melhores padrões europeus de conforto e segurança.
            Serão 56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e um destinado a cadeirantes.
            Cada unidade executiva pode transportar 60 passageiros, enquanto na econômica haverá 79 lugares. Nas duas classes os carros são climatizados e dispõem de tomadas elétricas individuais nas poltronas, para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos.
            Os novos carros também são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos usuários. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.
            Para renovar a frota, a Vale investiu US$ 80,2 milhões.
Estima-se que a nova composição esteja circulando normalmente até o final deste semestre. Nos últimos dias, entretanto, fontes fidedignas davam conta de que a inauguração oficial seria já na próxima quinta-feira (27). Na ocasião, com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do governador Antônio Anastasia e de mais gente importante, o comboio faria um percurso simbólico entre Belo Horizonte e a Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais/Santa Bárbara (MG). Um dado a confirmar.
A outra grande expectativa gira em torno da nova aeronave com a qual a Azul Linhas Aéreas passará a operar um vôo diário entre o Aeroporto Coronel Altino Machado e o de Confins, onde conexões poderão ser feitas para outras localidades.
Em nota, a empresa informou que, por motivo de ajustes em sua malha aérea, suspenderá as operações do voo 2900, durante o mês de março. Elas serão retomadas por uma aeronave modelo ATR 72, com maior capacidade de assentos e em melhores horários, a partir de 7 de abril. O novo equipamento comporta 30 passageiros a mais do que o ATR-42, atualmente utilizado.
No caso do trem da EFVM, há toda uma história vinculando a ferrovia ao desenvolvimento do Vale do Rio Doce e aos demais locais a que serve. Desde o início do último século, quando iniciou suas atividades, ela tornou-se precioso instrumento de progresso, abrindo horizontes, para transportar pessoas e riquezas de todo tipo.  A espontaneidade com que a modernização de sua frota está acontecendo denota respeito e consideração da empresa para com seus usuários.
Quanto ao novo avião da Azul, a esperança é de que sua operacionalização concorra para reduzir as elevadas tarifas praticadas, e para oferecer aos viajantes uma malha aérea mais ampla e condizente com as necessidades regionais.
O mais importante, entretanto, é que esses benefícios se firmem como alternativa ao uso da BR-381, a “Rodovia da Morte”, cuja duplicação, há muito prometida, vem sendo irresponsável e criminosamente postergada pelo governo federal.

- Jornal de Domingo
- Diário do Rio Doce