domingo, 24 de julho de 2011

FIM DE COPA

          A Copa América se encerra hoje, com a mesma falta de brilho que marcou sua realização.
          Havia a expectativa de grandes jogos, mas o bom futebol não aconteceu. Apenas a partida em que o Uruguai eliminou a Argentina foi destaque.
          Dos três grandes favoritos, só o Uruguai justificou essa condição. Brasil e Argentina, mesmo com sua força máxima, tiveram desempenho medíocre e caíram nas quartas de final.  
          O jogo de hoje, entre Uruguai e Paraguai, poderá empolgar, mas não há por que apostar nisso.
          É visível o desequilíbrio entre as duas seleções, e o time paraguaio já considera de bom tamanho o que conseguiu até agora.
         Melhor ficar de olho no duelo entre as modelos paraguaias Larissa Riquelme e Patty Orue, que disputam a preferência da torcida e prometem “maravilhas” se sua seleção for a vencedora.
         Aos brasileiros restará o consolo de ver a partida apitada pelo conterrâneo Sálvio Spinola Fagundes Filho, filiado à Federação Paulista de Futebol.
         No balanço geral, entretanto, é preocupante a passividade e a indiferença com que foi aceito o mau desempenho da seleção canarinho no torneio. Poucos minutos após a partida, o indefectível Faustão já fazia esquecer as quatro penalidades absurdamente perdidas pelos nossos “craques”. Repeteco do que aconteceu em 2010, quando a “seledunga”, de triste memória, deixou a Copa do Mundo com a viola no saco.
         Parece que a torcida está perdendo a empolgação de outras épocas.
        Depois de sucessivas decepções, de assistir a tantas demonstrações de incompetência, a estrelismos e modismos que nada têm a ver com o futebol, o povo dá sinais de cansaço.
        O tempo dirá se esse é um processo natural ou se vem sendo propositalmente induzido, com vista à Copa de 2014.
       Consciente de que um insucesso, dentro de casa, provocaria reações incontroláveis, pode ser que a CBF esteja mais preocupada em preparar a torcida para uma nova frustração. Se for isso, Ricardo Teixeira e sua turma estão no caminho certo.