domingo, 9 de dezembro de 2012

MÉRITOS E DEMÉRITOS


          Por definição da Wikipédia, “datas comemorativas são as escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional, enquanto outras podem ser especificas para um país ou região”.
No Brasil, por excesso de bondade, politicagem, interesses escusos ou até por justo reconhecimento, o calendário de celebrações é dos mais pródigos. Abrange acontecimentos históricos, folclores, personalidades, marcos geográficos e muito mais, nem sempre por mérito. Se cumprido à risca, a festança seria interminável; não sobraria tempo para o trabalho. Para se ter ideia, só no dia de hoje há pelo menos sete datas passíveis de comemoração. Em dezembro, esse número chega a quase meia centena. Ainda bem que feriados e pontos facultativos são restritos a não muitas ocasiões. A grande maioria fica na condição de simples figurante de folhinha.
 Mesmo assim, há exageros, demagogia, futilidade e muita falta do que fazer.
           Sem falar no despropósito dos dias consagrados aos mais diversos “orgulhos” e “consciências” que, no afã de reverenciar, acabam aprofundando preconceitos.
           Mas existem ocasiões dignas de comemoração. Aquelas que, nascidas  da sensatez, despertam sentimentos e fazem refletir sobre sua razão de existir. Uma dessas transcorre hoje, sob o rótulo de Dia Internacional contra a Corrupção.
            Foi instituída por proposta da delegação brasileira participante da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada por diversos países, na cidade mexicana de Mérida, em 09 de dezembro de 2003. O objetivo foi fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo.
            Os países subscritores se obrigaram a cumprir seus dispositivos, sob pena de sofrerem pressão da comunidade internacional.
            Neste ano, a data coincide com o momento em que o Brasil apresentou modesta, mas, ainda assim, estimulante melhora de colocação no ranking global de percepção da corrupção. Passou para 69º lugar entre 176 países pesquisados, evoluindo quatro preciosas posições. Os dados são da ONG Transparência Internacional (TI), revelados na última quarta-feira (05).
            Nas palavras de Alejandro Salas, diretor da TI para as Américas, a corrupção é algo que sempre existiu, não surgiu agora. É um problema endêmico, mas tem havido uma ligeira recuperação ao longo dos últimos dez anos. Segundo ele, se o Brasil continuar no caminho atual, com mudanças na lei e castigos aos corruptos, haverá uma evolução positiva, refletida no ranking a partir de 2013.
            Fica a esperança de que, no futuro, em lugar do Dia Internacional contra a Corrupção, o país e o mundo possam celebrar o Dia Internacional da Honestidade. Seria bem mais gratificante.