domingo, 9 de novembro de 2014

O PESO DAS MULTAS

                Desde o início deste mês, vigora no Brasil a Lei 12.971/2014, que prevê punições mais severas para os apressadinhos que praticarem ultrapassagens em local proibido ou pelo acostamento e para os exibicionistas adeptos de “rachas”. Há casos em que as multas se tornaram 900% mais onerosas, igualando-se à maior penalidade da lei seca (R$ 1.915,40). E se o abusado repetir o erro, em menos de 12 meses, a segunda paulada lhe será aplicada em dobro (R$ 3.830,80).
            O tempo de cadeia também aumentou, para os casos em que o “pega” resultar em lesão corporal ou morte. Na pior hipótese, a pena variará de 5 a 10 anos.
            Segundo o Governo, o objetivo das mudanças é aumentar a segurança dos motoristas, pedestres e das infraestruturas urbanas, combinando medidas que incluem a cooperação nacional, a partilha de boas práticas, a realização de estudos de investigação, a organização de campanhas de sensibilização e a adoção de regulamentação. A intenção é incentivar os condutores de veículos a fazê-lo de forma segura. Para isso, é fundamental educar, formar e fazer cumprir as regras.
            Sob essa ótica, a nova lei é bem-vinda e salutar, pois é notório que a imprudência figura entre as principais causas de acidentes e mortes no trânsito brasileiro. Sabe-se também que as ultrapassagens proibidas ou arriscadas estão entre as maiores responsáveis por colisões frontais, forma de acidente mais mortal nas estradas.  Nos nove primeiros meses deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 5.000 ocorrências dessa natureza, que deixaram 2.067 vítimas fatais.
            O que muito desagradou foi o exorbitante percentual de reajuste aplicado, mostrando que o governo continua recorrendo à forma mais cômoda de disciplinar o comportamento dos cidadãos: através do achaque financeiro.
            O Brasil deve à sociedade investimentos na educação para o trânsito, na melhor conservação e sinalização das rodovias, na duplicação das estradas, no aumento e aperfeiçoamento dos meios de fiscalização e em tudo mais que possa contribuir para melhorar a segurança do setor. Mas o governo parece acreditar que a elevação das multas torna dispensáveis quaisquer dessas providências; é tudo bobagem! Basta mexer no bolso do povo, para que não mais haja acidentes, nem mortos, nem feridos. Em síntese, quer pagar sua dívida, com o dinheiro do credor.
Pior que nem isso acontece. Passado o efeito do arbítrio, as mazelas persistem, as tragédias seguem acontecendo, o dinheiro arrecadado vai pro ralo, e nenhuma autoridade é punida por deixar de fazer seu dever de casa.
Ainda bem que esperança não se perde, arquiva-se!

- Jornal de Domingo
- www.nosrevista.com.br