sábado, 4 de janeiro de 2014

SEMPRE O MESMO

            Decorridas as festas de Natal e Ano Bom, o desafio passa a ser acomodar na agenda tudo o que está programado para o “restinho de 2014”.
            Até 04 de março, não tem pra ninguém; Momo reina absoluto. O espírito de carnaval se aloja na mente de cada brasileiro, Nada consegue atrapalhar a concentração dos foliões, exceto – claro! – a fatura do cartão de crédito, engordada pelas compras natalinas, e os gastos com IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares, inevitáveis nesta época do ano.
            Quando o pessoal começa a se refazer da rebordosa, chega abril, com um feriadão de pelo menos quatro dias (18 a 21), emendando Semana Santa e o Dia de Tiradentes. Chance de nova esticada às áreas de lazer, em busca de bronzeado e forças para enfrentar o feriadão que virá logo a seguir. Para a alegria de todos e felicidade geral da nação, o Dia do Trabalho, este ano, acontecerá numa quinta-feira.
             A essa altura, o Brasil já estará vestindo verde/amarelo, ”ligadaço” na Copa do Mundo que se iniciará em 12 de junho, com o jogo Brasil e Croácia. Nos 30 dias seguintes, ninguém pensará noutra coisa, a não ser em futebol.
            Além de ser alcançado por jogos da Copa, julho é época de férias escolares, que sempre envolvem mais viagens e outras induções ao relax.
            O Dia dos Pais e o Dia do Soldado impedem que agosto passe em “brancas nuvens”.
            Quando setembro vier, haja coração.  Além das festividades alusivas à Semana da Pátria, o brasileiro estará convivendo com a reta final da campanha política.
            As eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais (estes só em Brasília) acontecerão no início de outubro (05), e tudo leva a crer que a disputa será ferrenha.
            Se necessário, o segundo turno está previsto para 26/10, na base do salve-se quem puder. Será “briga de cachorro grande”.
            Quando menos se espera, novembro e dezembro estão de volta, trazendo consigo luzes coloridas, vitrines e árvores iluminadas. Papai Noel, “jingle Bells”, perus, leitoas, frutas de época, panetones, champagne, show de Roberto Carlos, tudo na base do “vale a pena ver (e consumir) de novo”.
            Repete-se o círculo vicioso, sob o olhar passivo de uma elite acomodada, desinteressada ou incapaz de promover renovações.
            Nenhuma mudança, só mesmice. Quem até então nada fez, dificilmente fará alguma coisa; “Inês é morta”!
            Outro calendário irá pra lixeira, num piscar de olhos.
            O primeiro de janeiro continua sendo apenas o primeiro dia de um novo fim de ano.
            Melhor para os que nunca saem do “clima”, mas insistem em dizer que só bebem nessa época. Não precisam largar o copo.

 

Exclusivo para o Blog

2 comentários:


  1. alexandre zaia neto
    00:05 (26 minutos atrás)
    para mim

    Tetel, é isso exatamente. E depois dessa demonstração incontestável de consciência, o que nos resta a fazer meu amigo? Como conviver com essa mesmice todos os anos de nossas vidas e ainda e ser feliz? Acho que não dá, é incompatível.É por essas e outras que já não comemoro há muito tempo todas essas convenções e "festas" com datas marcadas. Eu me limito a comemorar cada dia, cada sol, cada gota de chuva, cada cor e sons que a natureza me oferece. Amo as pessoas queridas, meus animais e meu trabalho doméstico que me propicia exercitar muito a minha criatividade e retarda, na medida do possível a velhice e ainda me propicia uma existência feliz. Terminado o dia, vem aquela noite de sono maravilhosa à espera de um novo dia. São coisas simples, mas verdadeiras, reais e muito gratificantes, das quais nunca me canso nem enjoo. Me fazem agradecer ao Criador e sentir que é muito bom estar vivo, com saúde e, principalmente, FELIZ, nada obstante a massificação existente em todos os seguimentos do sistema. É difícil se libertar disso, mas não é impossível, basta querer e romper com o que der...
    Desejo sinceramente o melhor para vc e que esse melhor venha através de sua busca.
    Desejo a vc e aos seus tudo de bom nesse novo período que se inicia, mas pelos prenúncios do seu texto, e pela minha ótica, sou levado a crer que 2014 tem tudo para ser bem pior que 2013, evidentemente porque não estou nem um pouco inserido nesse contexto social trivial,de praxe ... Haja saco para aguentar.
    Mas apesar de tudo restam os entes queridos e os amigos e esse sentimento é maravilhoso; me causa um profundo sentimento paz e felicidade.
    Um forte abraço e muita paz no seu coração. .
    zaia

    ResponderExcluir
  2. de norton seng
    05.01.2014 - 08:33 (5 minutos atrás)
    para mim
    Caro Etelmar,
    Tenho que aplaudir, ainda mais, este texto. Valeu mesmo! Em especial as sentenças que transcreverei, a seguir:
    "Repete-se o círculo vicioso, sob o olhar passivo de uma elite acomodada, desinteressada ou incapaz de promover renovações.
    Nenhuma mudança, só mesmice. Quem até então nada fez, dificilmente fará alguma coisa; “Inês é morta”!
    Outro calendário irá pra lixeira, num piscar de olhos. O primeiro de janeiro continua sendo apenas o primeiro dia de um novo fim de ano."
    Parabéns!
    Abraços,
    Norton

    ResponderExcluir