LÁ VEM
O TREM
Etelmar
Loureiro
Habituada
às delongas e dificuldades a que não raro se sujeitam suas conquistas,
Valadares é tomada de euforia e ansiedade, sempre que algo bom está na
iminência de acontecer.
Esse
é o clima reinante na cidade, provocado por dois auspiciosos acontecimentos,
que, embora muito desejados, ninguém os esperava para tão breve. Mas estão
chegando em boa hora!
O
primeiro, de iniciativa da Vale S.A., antiga CVRD - Companhia Vale do Rio Doce,
consiste na substituição do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória
Minas (EFVM), que liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES).
Fabricada
na Romênia, por empresa líder no mercado, a nova composição é “top de linha” e obedece
aos melhores padrões europeus de conforto e segurança.
Serão
56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de vagões-restaurante,
lanchonete, gerador e um destinado a cadeirantes.
Cada
unidade executiva pode transportar 60 passageiros, enquanto na econômica haverá
79 lugares. Nas duas classes os carros são climatizados e dispõem de tomadas
elétricas individuais nas poltronas, para possibilitar o carregamento de
equipamentos eletrônicos.
Os
novos carros também são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma
opção de entretenimento aos usuários. Além disso, toda a composição conta com
detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.
Para
renovar a frota, a Vale investiu US$ 80,2 milhões.
Estima-se que a nova composição esteja
circulando normalmente até o final deste semestre. Nos últimos dias,
entretanto, fontes fidedignas davam conta de que a inauguração oficial seria já
na próxima quinta-feira (27). Na ocasião, com as presenças da presidente Dilma
Rousseff, do governador Antônio Anastasia e de mais gente importante, o comboio
faria um percurso simbólico entre Belo Horizonte e a Estação Dois Irmãos, em
Barão de Cocais/Santa Bárbara (MG). Um dado a confirmar.
A
outra grande expectativa gira em torno da nova aeronave com a qual a Azul
Linhas Aéreas passará a operar um vôo diário entre o Aeroporto Coronel Altino
Machado e o de Confins, onde conexões poderão ser feitas para outras
localidades.
Em
nota, a empresa informou que, por motivo de ajustes em sua malha aérea,
suspenderá as operações do voo 2900, durante o mês de março. Elas serão
retomadas por uma aeronave modelo ATR 72, com maior capacidade de assentos e em
melhores horários, a partir de 7 de abril. O novo equipamento comporta 30
passageiros a mais do que o ATR-42, atualmente utilizado.
No
caso do trem da EFVM, há toda uma história vinculando a ferrovia ao
desenvolvimento do Vale do Rio Doce e aos demais locais a que serve. Desde o
início do último século, quando iniciou suas atividades, ela tornou-se precioso
instrumento de progresso, abrindo horizontes, para transportar pessoas e
riquezas de todo tipo. A espontaneidade
com que a modernização de sua frota está acontecendo denota respeito e
consideração da empresa para com seus usuários.
Quanto
ao novo avião da Azul, a esperança é de que sua operacionalização concorra para
reduzir as elevadas tarifas praticadas, e para oferecer aos viajantes uma malha
aérea mais ampla e condizente com as necessidades regionais.
O
mais importante, entretanto, é que esses benefícios se firmem como alternativa
ao uso da BR-381, a “Rodovia da Morte”, cuja duplicação, há muito prometida,
vem sendo irresponsável e criminosamente postergada pelo governo federal.
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Jornal de Domingo
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Diário do Rio Doce
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