domingo, 23 de março de 2014

LÁ VEM O TREM
Etelmar Loureiro

            Habituada às delongas e dificuldades a que não raro se sujeitam suas conquistas, Valadares é tomada de euforia e ansiedade, sempre que algo bom está na iminência de acontecer.
            Esse é o clima reinante na cidade, provocado por dois auspiciosos acontecimentos, que, embora muito desejados, ninguém os esperava para tão breve. Mas estão chegando em boa hora!
            O primeiro, de iniciativa da Vale S.A., antiga CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, consiste na substituição do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), que liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES).
            Fabricada na Romênia, por empresa líder no mercado, a nova composição é “top de linha” e obedece aos melhores padrões europeus de conforto e segurança.
            Serão 56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e um destinado a cadeirantes.
            Cada unidade executiva pode transportar 60 passageiros, enquanto na econômica haverá 79 lugares. Nas duas classes os carros são climatizados e dispõem de tomadas elétricas individuais nas poltronas, para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos.
            Os novos carros também são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos usuários. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.
            Para renovar a frota, a Vale investiu US$ 80,2 milhões.
Estima-se que a nova composição esteja circulando normalmente até o final deste semestre. Nos últimos dias, entretanto, fontes fidedignas davam conta de que a inauguração oficial seria já na próxima quinta-feira (27). Na ocasião, com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do governador Antônio Anastasia e de mais gente importante, o comboio faria um percurso simbólico entre Belo Horizonte e a Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais/Santa Bárbara (MG). Um dado a confirmar.
A outra grande expectativa gira em torno da nova aeronave com a qual a Azul Linhas Aéreas passará a operar um vôo diário entre o Aeroporto Coronel Altino Machado e o de Confins, onde conexões poderão ser feitas para outras localidades.
Em nota, a empresa informou que, por motivo de ajustes em sua malha aérea, suspenderá as operações do voo 2900, durante o mês de março. Elas serão retomadas por uma aeronave modelo ATR 72, com maior capacidade de assentos e em melhores horários, a partir de 7 de abril. O novo equipamento comporta 30 passageiros a mais do que o ATR-42, atualmente utilizado.
No caso do trem da EFVM, há toda uma história vinculando a ferrovia ao desenvolvimento do Vale do Rio Doce e aos demais locais a que serve. Desde o início do último século, quando iniciou suas atividades, ela tornou-se precioso instrumento de progresso, abrindo horizontes, para transportar pessoas e riquezas de todo tipo.  A espontaneidade com que a modernização de sua frota está acontecendo denota respeito e consideração da empresa para com seus usuários.
Quanto ao novo avião da Azul, a esperança é de que sua operacionalização concorra para reduzir as elevadas tarifas praticadas, e para oferecer aos viajantes uma malha aérea mais ampla e condizente com as necessidades regionais.
O mais importante, entretanto, é que esses benefícios se firmem como alternativa ao uso da BR-381, a “Rodovia da Morte”, cuja duplicação, há muito prometida, vem sendo irresponsável e criminosamente postergada pelo governo federal.

- Jornal de Domingo
- Diário do Rio Doce


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