quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rara Simbiose

            Não há como conter o otimismo diante dos horizontes que se abrem para Valadares e região.
            O ano novo desponta, trazendo oxigênio para sonhos que agonizam nos porões das falsas promessas e das embromações políticas.        
            Nota-se surpreendente convergência de fatores, uma simbiose que raramente acontece. Demonstração de que a troca de calendários – incapaz de produzir milagres – pode mudar cenários e adubar esperanças.
            Em Brasília, Dilma Rousseff recebe os últimos retoques para subir a rampa do Palácio do Planalto e assumir a presidência do país.
Coincidentemente, uma mineira que empunha a mesma bandeira política de nossa prefeita. Alinhamento que já foi trunfo no relacionamento de Elisa Costa com o presidente Lula. E agora poderá facilitar o tête-à-tête entre duas executivas, tornando mais acessíveis e generosos os benefícios que Valadares pleiteia do governo. Sem contar que o deputado federal Leonardo Monteiro, gente de casa, veste a mesma camisa e tem bom trânsito no Poder central.
Em termos estaduais, Antonio Anastasia vai se tornar o governador mais familiarizado com os reclamos valadarenses e do Vale do Rio Doce. Aqui esteve por várias vezes, como assessor de Aécio Neves ou já em campanha. Não pode alegar desconhecimento de nossos problemas, muito menos ignorar ou relegá-los a um segundo plano. À vista do já que prometeu, não tem para onde correr.
Internamente, o quadro nunca foi tão promissor. Sem mais nem menos, deputados valadarenses e outros votados no município assumiram o compromisso de defender a aliança entre parlamentares de diversos partidos, reunindo forças para reivindicar benefícios do governo federal. E fazê-lo “sem tentativa de capitalizar politicamente os resultados”, tranqüilizou o respeitado líder e agora deputado José Bonifácio Mourão.
Nossos clamores, entre eles a duplicação da BR 381, a extensão do gasoduto, a universidade federal e a vinda de uma grande indústria, são por demais conhecidos. Só falta serem atendidos.
Restam poucas horas para mais um show de virada. O espetáculo terá nuances de sol da meia noite, relutante em se por, e força de uma alvorada ávida por raiar. Valadares faz parte e vai conferir.
No clímax, um lenço branco de Lulabye e boas vindas à Dilmaurora.
Feliz 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário