domingo, 23 de outubro de 2011

A APULGA

            O recente episódio envolvendo o ministro do Esporte, Orlando Silva, voltou a despertar a pulga que está alojada atrás da orelha do brasileiro. A mesma pulga que o incomodou quando caíram os ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura) e Pedro Novais (Turismo), todos patrocinados pelo ex-presidente Lula.
            A curiosidade nem tanto se relaciona com o grau de participação desses indivíduos nos acontecimentos censurados. Também não há grande interesse em relação ao o que a eles aconteceria uma vez comprovada sua culpa. A dificuldade tem sido entender como grandes falcatruas, tipo as denunciadas pelo policial João Dias, apenas são conhecidas através de revistas, jornais e  televisões, nunca por meio de informações oficiais.
            São ocorrências gravíssimas, às vezes crônicas, que os noticiários descrevem nos seus mínimos detalhes. De deduzir que os meios de comunicação possuem informações privilegiadas, uma capacidade investigativa muito superior à dos órgãos legalmente incumbidos dessa tarefa, ou ambos.
            Depois da onça abatida, não falta quem lhe queira pisar a cabeça. Uma vez no domínio público, logo surgem porta vozes e notas oficiais dizendo que a questão já vinha sendo acompanhada e que medidas cabíveis estão sendo adotadas.
            Segue-se o conhecido script. O titular do órgão nega envolvimento, jura inocência, recebe voto de confiança da presidente, recorre aos padrinhos políticos, mas acaba ejetado do cargo, felizmente!
            Encerrado o jogo de cena, promete-se que os atos de corrupção serão rigorosamente apurados e os culpados punidos.
            Não são necessários muitos dias para que tudo caia no esquecimento.
Hoje, por exemplo, só os mais chegados sabem onde estão e o que fazem Palocci, Nascimento, Rossi ou Novais. Indiferente ao que com eles aconteceu, o povão está mais preocupado com a colocação do seu time no campeonato brasileiro, com Natal que se aproxima e em conseguir grana para viajar de férias. O resto deixa pra lá.
            A essa altura, o melhor é sintonizar nos sites de humor, sempre bons analistas da realidade.
            O Eramos6, por exemplo, no correr da semana, entendeu que “... o Ministério da Dilma tá virando campeão em maracutaia. São tantos ministros enrolados, que daqui a pouco a Dilma vai ficar com tendinite de tanto dar pé na bunda para demitir os caras. E aí, não vai dar pra tirar mais ninguém. Vai ficar engessada.”.
            Seria apenas cômico, se não fosse verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário