sábado, 21 de abril de 2012

IRONIA DE DATAS

            O calendário comemorativo nacional aproxima duas importantes datas: o Dia de Tiradentes (21) e o Dia do Descobrimento (22/04).
            Essa aglutinação resulta irônica, ao sugerir que o Brasil chore a morte de seu principal herói, na véspera de celebrar sua descoberta.
            Antes comemoradas em grande estilo, estão perdendo a motivação, caminham para o esquecimento.
            O Dia de Tiradentes ainda resiste bravamente à queda de prestígio, entrincheirado em Minas Gerais, terra natal de Joaquim José da Silva Xavier. No restante do país, entretanto, não se nota a mobilização de outras épocas, haja vista a forma melancólica como vem transcorrendo. Parece que a data se tornou mais relacionada com JK e a inauguração de Brasília do que com a Inconfidência Mineira.
            E a coisa tende a piorar, caso prospere a bombástica estória de que Tiradentes seria uma farsa criada pelos Inconfidentes. Segundo versão que rola na web, atribuída ao jornalista Guilhobel Aurélio Camargo, nosso grande herói teria terceirizado seu enforcamento e se mandado para a França, onde depois seria visto mais empinado que o Château de Versailles. Um ladrão chamado Isidro Gouveia teria “dançado” em seu lugar.  
            Já a façanha atribuída a Pedro Álvares Cabral caminha célere para a galeria dos grandes acontecimentos irrelevantes.  Foi preterida até pela terça-feira de Carnaval, que tem status de feriado.
   Pouco se fala do dia em que os navegantes portugueses encontram a Terra de Vera Cruz. Quando muito, gozadores de plantão contam que, em certo momento, um olheiro da caravela portuguesa gritou que avistava um grande monte.  E Cabral teria perguntado: - De quê?  Era o Monte Pascoal!!!
            Há muitas explicações para a amnésia cívica que ameaça a nação. A mais plausível repousa no quanto as farsas contemporâneas podem ofuscar ou colocar em dúvida os registros históricos. O presente que inibe confiança no futuro incita descrença no passado.
            Ainda bem que o Dia do Descobrimento coincide com o Dia da Mandioca. E o brasileiro é chegado a uma mandioca – a amarelinha, macia e, de preferência, com carne de sol e cerveja gelada.  É a garantia de que o achado de Cabral continuará sendo comemorado, pelo menos nos bares da vida.

5 comentários:

  1. Caro Etelmar,

    Uma de suas melhores crônicas. E o arremate ao final foi glorioso. Quanto ao nosso Tiradentes não se trata de 'estória' mas, sim, de 'história'. Tudo comprovado (em documentos da época) na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

    Afinal, éramos governados, monitorados e administrados pela Inglaterra e não por Portugal durante e depois do período colonial. Os guardiões ingleses da rainha Vitória viviam nas minas gerais e cuidavam do acompanhamento, da vigilância e da inspeção da extração do nosso ouro (e pedras preciosas), da boca das minas até o carregamento dos navios ingleses.

    Daí, inclusive, que surgiu a expressão 'UAI' derivada da palavra "WHY" do idioma inglês que significa 'porque' tão utilizada, desde sempre, pelos ingleses quando conversam um com o outro e que ficam a repetir 'why' durante a conversação. Como, por exemplo, os japoneses, utilizam o famoso "NÉ". E nada dessa baboseira que andam, recentemente, escrevendo por aí de que se trata das iniciais de uma associação mineira, de então, e que formaria a sigla 'UAI'.

    Quer dizer, até o nosso único heroi foi uma encenação. Uma tragédia, não é mesmo?

    Vivendo e aprendendo!

    Abraços,
    Norton

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Júlio Vitor Greve
    21:19 (11 horas atrás)

    para mim


    Todos os municípios e estados tem um dia de fundação/inauguração que é feriado.
    Todos os municipios brasileiros tem dois feriados a mais que Brasília.
    Por quê?
    Porque Brasília é municipio e estado ao mesmo tempo.
    E o dia 21 de abril (data municipal e estadual de BSB) é também feriado nacional.
    Assim é feriado no Brasil inteiro.
    E o feriado ainda caiu num sábado esse ano. E no próximo será num domingo.

    Assim não dá! Fomos muito prejudicados.
    Vou me mudar pra Valadares.
    Quando é o feriado municipal? E o estadual?

    Abraços e bom domingo.

    Júlio

    ResponderExcluir
  4. Pode ser que o Tiradentes não foi aquela coisa toda dentro da inconfidência, mas por ser pobre, foi o único que dançou. Os outros eram da elite e o máximo de pena que pegaram foi o degredo. O Alvarenga peixoto, foi inclusive funcionário da coroa na África.

    ResponderExcluir
  5. Caro Etelmar, que texto inteligente! Além do privilégio de aprender durante o descompromissado diálogo no ônibus, tenho agora, o prazer de beber da vossa sabedoria nesta crônica. Aqueles comentários sobre os simpáticos botecos de Governador Valadares me deram a certeza de que terei que "botar o pé na estrada" e ir até aquela terra do "uai"! Num dia desses... Receba um afetuoso abraço, meu amigo Etelmar!

    ResponderExcluir