sábado, 4 de agosto de 2012

EFEITO SUPREMO


            O clima brasiliense mudou inteiramente.
            Nada a ver com as condições meteorológicas. Sob esse aspecto, a atmosfera permanece seca como o semblante da Presidente e árida como o desempenho do Congresso Nacional. O que modificou é a atmosfera sócioeconômica, atipicamente agitada, num período de habitual calmaria.
            Com as atenções voltadas para o Supremo Tribunal Federal, Brasília está antenada no que chamam “julgamento do século”.
            Na verdade, esse envolvimento não abrange aqueles que protagonizam o cotidiano da cidade. O povão acompanha o assunto, mas a distância. No primeiro dia de julgamento, o vazio na Praça dos Três Poderes foi a ponto de tornar ridículo o aparato de segurança ali montado. Havia mais guardas do que curiosos.
            Entretanto, enquanto a opinião pública está mais ligada nas Olimpíadas de Londres, o comércio do Distrito Federal vive temporada de vacas gordas. A expectativa de incremento nos negócios gira em torno de trinta por cento.
            O mensalão transformou-se em acontecimento econômico, festejado pelos donos de hotéis, restaurantes, lanchonetes, barzinhos, camelôs e outros prestadores de serviços.
Alguns chegam a oferecer abatimento para advogados que atuem nos processos. Cardápios de alimentação incluem iguarias com nomes que fazem lembrar fatos ou personagens do escândalo. O Bar do Zevan, por exemplo, um “point” da Capital, está servindo “salsichão ao supremo”, acompanhado de  ovos “prensados na corte”.
Sempre confundidos com políticos e magistrados, os pizzaiolos nadam de braçadas. Suas lojas são tomadas por mensaleiros ávidos por pizza à moda perdão.
Entre os mais beneficiados situam-se os taxistas que, além de aumentar o faturamento, não raro têm o privilégio de ouvir fofocas de bastidores, feitas pelos advogados que transportam.
Até os assaltantes e trombadinhas encontram no evento a oportunidade de ampliar sua clientela.
A previsão oficial é de que o julgamento seja concluído em cerca de trinta dias. Os empresários do DF acreditam nisso tanto quanto na possibilidade de Felipe Massa sagrar-se campeão mundial de Fórmula Um. Confiam em que Márcio Thomaz Bastos e outros brilhantes defensores dos acusados utilizarão todos os meios para protelar o apito final. Tempo necessário para que o mercado se mantenha ativo e lucrativo, enquanto aguarda a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de 2014.
            Brasília tem sido palco de muitos acontecimentos que contribuíram para alavancar sua economia. O julgamento do mensalão vem sendo apontado como um dos mais importantes, se não o maior deles. Um fato que atraiu uma infinidade de profissionais de diversas áreas e visitantes esperançosos de assistir de perto à aplicação da lei.
Que o palco não se transforme em picadeiro!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário