domingo, 28 de julho de 2013

GENIAL FRANCISCO!

           A última semana foi pródiga em acontecimentos bombásticos: Lula reapareceu, em grande estilo, dizendo que “eu comecei fazendo política no PT e, se Deus quiser, vai demorar muito, mas vou morrer fazendo política pelo PT”; no Reino Unido, nasceu George Alexander, filho do príncipe William e de sua mulher, Kate Middleton; em Belo Horizonte, o Clube Atlético Mineiro conquistou, com méritos, a Copa Libertadores, pondo fim a um carma de incapacidade para o que conseguiu; atípicas e intensas geadas cobriram o sul do país, fazendo a alegra de milhares de turistas, sem falar no lamentável acidente ferroviário em Santiago de Compostela/Espanha, responsável por cerca de 80 mortes. Mas nada suplantou visita do Papa Francisco.
Prestigiada por milhares de fiéis, sua chegada ao Brasil, na última segunda-feira, foi saudada de forma impressionante, tanto quanto têm sido a reverência e os aplausos que a ele são dedicados nos muitos eventos de que participa.
Já na sua primeira manifestação pública, Francisco ganhou a simpatia geral, ao dizer que “peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!”.
Ao longo de sua caminhada por terras brasileiras, mostra-se extremamente solícito e atencioso com a multidão que o cerca, não poupando sorrisos e gestos de carinho que a todos empolgam.
Sem prejuízo do caráter evangelizador de sua missão, consegue abordar temas polêmicos, com absoluta sabedoria e genialidade.
Na comunidade de Varginha, integrante do Complexo de Manguinhos, fez seu discurso mais político: pediu aos jovens empenho no combate à corrupção, censurou os políticos que atuam em causa própria, rotulou de inaceitável a desigualdade social e econômica, além de reconhecer o esforço da sociedade brasileira em combater a fome e a miséria.
Visitando no Rio o Hospital São Francisco de Assis, que trata de dependentes químicos, investiu contra os projetos de liberalização das drogas na América Latina e acusou traficantes de serem os "mercadores da morte".
Mas nem tudo é seriedade e rigidez. A visita inclui momentos hilários e descontraídos. Alguns provocados pelo próprio Papa, como quando ele falou que gostaria de bater à porta de cada casa brasileira para “dizer bom dia, pedir um copo de água fresca, beber um cafezinho. Não um copo de cachaça”.
Sem deixar por menos, os internautas têm contribuído com charges e histórias bem humoradas. Uma delas aponta alguns milagres de Sua Santidade, na temporada carioca: andou de carro no Rio, de janela aberta, e não foi assaltado; fez o povo brasileiro aplaudir um argentino; caminhou no meio da polícia do Rio e não apanhou; encontrou-se com Renan Calheiros e não foi acusado de nada; esteve com o governador e não gritou “Cadê Amarildo?”; ficou engarrafado no Rio e não apareceu nenhum flanelinha; usou saia em Copacabana e não levou cantada.
Tão logo chegou ao Rio, o papa Francisco mostrou saber muito bem como conquistar o afeto de nossa população: "Descobri que para ser recebido no Brasil é preciso entrar no portal do coração deste povo". Entrou!
 
* Jornal de Domingo
* Diário do Rio Doce

Nenhum comentário:

Postar um comentário