domingo, 10 de novembro de 2013

NA BASE DO OTIMISMO

            Na contramão do contexto nacional, onde tudo caminha em frenéticos passos lentos, Valadares parece atravessar outra época de bons presságios, com rápidos avanços presumíveis. O horóscopo garante incertas conquistas em todas as casas do zodíaco.
            Não custa relembrar que a atual onda de otimismo surgiu com a chegada da universidade federal. A ampliação da base educacional elevou a crença em um futuro mais promissor. E essa confiança adquiriu maior dimensão depois que TCU concedeu sinal verde para que se inicie a construção do campus local da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).   
            Outro concreto empurrão na fé valadarense foi dado pelo governo mineiro, quando contemplou a cidade com um hospital regional que promete ser dos mais modernos e bem equipados. A obra evolui conforme cronograma.
            No campo das probabilidades, entretanto, se alojam velhas e grandes aspirações. Todas objeto de promessas que constantemente saem das bocas políticas, mas nunca saem do papel.
            Bons exemplos são a ampliação e modernização do Aeroporto Coronel Altino Machado e a restauração do prédio da Açucareira.  Vira e mexe entram na ordem do dia, ocupam os noticiários, criam expectativas, mas não decolam. Enquanto isso a cidade segue contabilizando prejuízos irreparáveis: perde visitantes e negócios, por não dispor de um campo de pouso à altura das exigências modernas, e elimina a chance de utilizar como atração turística, empresarial e sociocultural um espaço que integra seu patrimônio histórico.
            Motivo de muitas noites de insônia, a perspectiva em torno da duplicação da BR 381 mudou o foco. Agora é brigar para que a obra – finalmente autorizada – alcance Valadares. As lideranças locais se dizem mobilizadas nesse sentido. Tomara que os políticos “chapas-brancas” estejam juntos e de fato tenham cacife para peitar o Governo Federal!
            A inclusão do município na área de abrangência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) deverá refletir positivamente. Mas ainda depende de aprovação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Parece certa, porém é bom esperar o “preto no branco”.
.A esperança do momento é a vinda de uma grande empresa do setor atacadista de alimentos. Especula-se ser o Carrefour, que compraria da União Ruralista parte do Parque de Exposições José Tavares Pereira. Ali faria um investimento de R$ 30 milhões, que, já na primeira etapa, geraria 250 empregos diretos e 400 indiretos. Nem assim é dado como certo. O risco de aborto é um inusitado Projeto de Lei Complementar que tramita na Câmara Legislativa, impondo limites e exigências para execução de obras de grande porte no local cogitado.  
Amenizando a fama de que Valadares é uma cidade “amarrada” em sonhos, a Prefeitura entregará, amanhã, 151 moradias populares, construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Familiar, ao amparo do Programa Minha Casa Minha Vida. Nada menos de 600 pessoas serão beneficiadas.
No atacado, tem gente oferecendo ovos que ainda não estão no ninho.
 Alguns receiam que tudo não passe de repetidas promessas eleitoreiras; a maioria tem certeza. É esperar, pra ver! 
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário