sexta-feira, 13 de abril de 2018

LARGADA PARA AS URNAS

Por Etelmar Loureiro

                Se já não era límpido, o horizonte político-eleitoral se tornou bem mais nebuloso, com a prisão de Lula e a possibilidade de ele não participar do próximo pleito.
            Bem verdade que a saga judicial do ex-presidente ainda pode render muitos capítulos. Seus habilidosos e competentes advogados se utilizam de todos os recursos para livrá-lo das grades. Esperam contar até mesmo com a decisiva ajuda do Supremo Tribunal Federal, onde não faltam ministros interessados em acabar com as prisões de condenados em segunda instância.
Mas o Partido dos Trabalhadores garante que, de uma forma ou de outra, seu maior líder estará no páreo. Nas palavras do vice-presidente da legenda, Alexandre Padilha, não será o PT que vai retirar Lula das eleições. “A lei estabelece que em agosto são registradas as candidaturas. O nome de Lula estará lá. Vamos seguir a lei, e caberá ao TSE avaliar esse registro. Lula continuará a ser nosso candidato, preso ou não”.
Por sua vez, a senadora Gleisi Hoffmann, presidente da sigla, não se cansa de repetir que "o PT não tem plano “B”. Lula é e será nosso candidato. O candidato do povo brasileiro”. Falta dizer, entretanto, que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) e o líder do MTST, Guilherme Boulos, são mantidos no banco de reservas, em aquecimento.
            Nas outras raias da competição, entre certos e incertos, se acumulam mais de 20 nomes.  O mais cotado tem sido Jair Bolsonaro (PSL), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto.  Os demais podem até surpreender, mas ainda não merecem destaque.
            A grande dúvida gira em torno da participação de Michel Temer, que muitos acreditam já ter decidido pela candidatura, mas se finge de morto, para ver quem vem ao enterro. Certo é que ele precisa se reeleger, ou, quando nada, fazer um sucessor que, de alguma forma, lhe assegure mais quatro anos de foro privilegiado.  Tarefa difícil para um campeão de impopularidade.
            Também em Minas Gerais muitos se apresentam como pré-candidatos ao governo do Estado. Até agora, as preferências giram em torno de Fernando Pimentel (PT), Rodrigo Pacheco (DEM), Dinis Pinheiro (PP) e Márcio Lacerda (PSB), não necessariamente nessa ordem. O senador Antonio Anastasia acaba de entrar no páreo, graças a muita pressão do PSDB e de políticos que o apoiam. Sua presença certamente implicará substanciais mudanças no ranking eleitoral.
            Nos últimos dias, o que mais agitou o cenário político mineiro foi a intenção de Dilma Rousseff concorrer ao Senado, por Minas. A decisão foi recebida com grande entusiasmo pelas lideranças petistas estaduais, e tem a bênção de Lula. No lado oposto, o deputado federal mineiro Marcelo Aro (PHS-MG) disse que o fato “é melancólico”.  Segundo ele, “espertos, os gaúchos não quiseram se associar ao que restou do PT. Ela (Dilma) foi descartada pelos próprios companheiros do partido no Rio Grande do Sul. É deprimente e assustador que o PT mineiro tenha achado que nosso Estado é lugar de receber esse fardo”.
            A corrida eleitoral está no seu início. Até o momento, tem sido mínimo o entusiasmo popular em relação ao pleito. A reversão desse quadro dependerá de que os candidatos demonstrem caráter, credibilidade e disposição para não repetir os erros e dolos cometidos pelos políticos atuais. Só assim o eleitor se sentirá motivado a mostrar nas urnas qual é “o Brasil que eu quero”. Sem necessitar de “selfie”!

- Diário do Rio Doce - 12.04.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário