quinta-feira, 26 de abril de 2018

TEMPORADA INGLÓRIA


Por Etelmar Loureiro

- Diário do Rio Doce - 26.04.2018

            A começar pelo Dia da Mentira, abril reúne várias datas comemorativas. Entre outras, o Dia do Hino Nacional Brasileiro (13) e o Dia do Descobrimento do Brasil (22), ambas bastante desgastadas, praticamente ignoradas pelos brasileiros. A quase totalidade das demais não tem alcance nacional, e abrange apenas festejos localizados.  Feriado, mesmo, só no dia 21, quando em Brasília celebra-se o aniversário da cidade, e em todo o país homenagens são prestadas a Tiradentes.
            Este ano, entretanto, o quarto mês do ano incorporou outros episódios marcantes.
O primeiro deles foi a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 07, por condenação penal, coisa inédita na história do país.           
             No passado, outros ex-chefes de estado brasileiros também foram parar na cadeia. Dessa relação fazem parte Hermes da Fonseca, Washington Luis, Artur Bernardes e Juscelino Kubitschek. Nenhum deles, entretanto, foi preso por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
            Após permanecer dois dias entrincheirado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o líder petista finalmente se entregou à Polícia Federal, para cumprir prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro. 
O homem que se dizia intocável e imbatível capitulou, e está hoje recolhido a uma cela, como qualquer delinquente. Pouco importa se lá permanecerá pelo tempo a que foi condenado. Importa que sua prisão  quebrou a espinha dorsal da quadrilha que, por mais de uma década, dilapidou os cofres públicos, certa de que jamais seria punida. Isso deixou com as barbas de molho outros criminosos do colarinho branco, que adquiriram consciência de sua vulnerabilidade perante a Lei.
Na sequência, 17/04, o Supremo Tribunal Federal consagrou outra data digna de registro, acatando denúncia corrupção e obstrução da justiça contra o senador Aécio Neves (PSDB). Desde então, o tucano responderá ao processo penal na qualidade de réu, lhe assegurado o direito a rebater a acusação com novas provas. Sua culpa ou inocência só será decidida ao término da ação, em julgamento a cargo da Primeira Turma do STF, a mesma que o indiciou.
No geral, a situação de Aécio, antes tranquila e confortável, tornou-se extremamente complicada. O neto de Tancredo Neves parece haver entrado num inferno astral sem retorno, para o qual arrastou seu prestigio pessoal, o conceito familiar e as aspirações políticas não apenas dele, mas daqueles que antes o apoiavam, inclusive o PSDB.
Não menos importante no curso deste mês foi a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que, em 24/04, rejeitou recurso apresentado por Eduardo Azeredo (PSDB), mantendo sua condenação a mais de 20 anos de prisão. O ex-governador mineiro será punido pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, no esquema que se popularizou como “mensalão mineiro”.
Os tratamentos dispensados a Aécio Neves e Eduardo Azeredo, ambos do PSDB, têm o mérito de acabar com a história de que só os petistas são perseguidos e punidos pela Justiça.
De tudo isso, resta lamentar que as novas datas destacadas no calendário de abril envolvam fatos lastimáveis e figuras que até há pouco tempo gozavam da irrestrita confiança popular, a ponto de exercerem importantes cargos públicos, inclusive a presidência da República. Hoje, despidos de seus poderes, e expostas suas condutas indecorosas, apenas contribuem para ampliar o descrédito do povo em relação à política e aos políticos de agora. Que venha logo a Copa do Mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário