sábado, 5 de fevereiro de 2011

EFEITO RENOVADOR (30.01.2011)



            A cidade e a mulher possuem algumas características comuns. Ambas gostam de bom tratamento, de dedicação e carinho, de se sentir bela e atraente, de conquistar espaços e de atrair parceiros de qualidade, sobretudo os dispostos a investir. Apostam nos filhos e sentem orgulho das vitórias por eles conquistadas. Fazem projetos e acalentam sonhos de crescimento. Têm um coração pulsante, alimentado pela confiança no futuro.
            O grande Moraes Moreira, em uma de suas festejadas composições, reconheceu que “a mulher e a cidade / representam para mim / amor e liberdade. / A cidade é uma moça / também não tem idade. / É o espírito, a força da mocidade”.
            Parecidas em muitos aspectos, elas se distanciam no modo de sentir os efeitos do tempo.
            Despercebido enquanto ela é jovem, o passar dos anos acaba se tornando algoz da mulher. Faz retrair suas energias, inibe o ânimo, modifica-lhe a beleza externa, antes de tirá-la de cena.
            Já para a cidade, o adiantar do calendário tem efeito renovador. Abre horizontes, induz crescimento, progresso, consagra usos e costumes ou revela novas vocações. Para o bem ou para o mal, em algum sentido a cidade vai em frente; dificilmente recua.
            Quem conhece Valadares, há muitos anos, percebe o quanto o aumento da idade lhe tem sido benéfico.
            Desde a emancipação política (30/01/1938), sua história contempla avanços de maior ou menor intensidade, mas sempre presentes. Transformou-se no pólo econômico regional, com larga influência sobre o leste e o nordeste mineiros, mais algumas áreas do Espírito Santo.
            A localização estratégica, o perfil geográfico, a tranqüilidade político-social, a boa estrutura urbana, a estabilidade econômica e a visão empreendedora de suas lideranças contribuíram para isso.
            Como toda cidade e toda mulher, necessita de manutenção periódica. Um retoque na maquiagem, um “reaperto” no esqueleto, um check-up, uma limpeza de pele, uma tintura de cabelos são saudáveis e fazem parte da rotina.
            Mas, Valadares chega hoje aos 73 anos, sem demonstrar necessidade de uma grande recauchutagem. Nada de silicones, lipoaspirações ou redução de estômago; “ta tudo em cima”!
            Bonita e cativante, faltam-lhe apenas pretendentes de visão, que tenham dote, disposição e seriedade para investir no seu potencial. Dispensados os príncipes encantados que proporcionam a maravilhosa noite de Cinderela, seguida de uma vida de Gata Borralheira. Assim não dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário