domingo, 9 de setembro de 2012

BENÉFICA PARCERIA


            Certas iniciativas conjuntas tornam cada vez mais consagrada a tese de que a união faz a força ..., também o poder.
            Prova disso foi a realização do debate político da última terça-feira (04), entre os candidatos a prefeito de Governador Valadares.
            Uma saudável e inteligente parceria entre Associação Comercial, OAB-MG/43ª Subseção, Associação Médica, FIEMG, Associação Brasileira de Odontologia, Sindicomércio e CDL viabilizou um fato inédito na cidade. Pela primeira vez, essas entidades se uniram em torno de tão relevante questão. Aglutinadas, puderam dar a seus filiados e às principais lideranças valadarenses a chance de um “cara a cara” com os que pretendem comandar o município, nos próximo quadriênio.
            Sob segura mediação do odontólogo Marcelo Marigo, o evento foi abrangente e proveitoso.
 As perguntas, bem formuladas, exigiram que André Merlo, Augusto Barbosa, Elisa Costa, Jó Rodrigues e Rui Moreira se manifestassem acerca de educação, saúde, saneamento, infraestrutura, planejamento e outros temas de interesse. E eles conseguiram se sair bem, com respostas claras e objetivas.
Se não atingiu clima de final de Copa do Mundo, o embate também não ficou na base de mero bate-papo entre compadres e comadres.  A dinâmica foi satisfatória.
 Em meio aos melhores momentos, realçou a polarização entre Augusto e Elisa, em questões relacionadas com o setor público-hospitalar. Outro destaque foram as estocadas entre Rui e André, envolvendo política agrária e ocupação de terras. Em meio às escaramuças, não faltou uma cordial “rasgação de seda” entre Augusto e Rui. Mas quem acabou roubando a cena foi Jó, que, espirituoso, conseguiu tirar bons ”sarros” de seus concorrentes, sob gargalhadas dos presentes.
Destinado a uma platéia restrita, e sem transmissão ao vivo, o debate prescindiu de interação com o grande público. Dessa forma, sua repercussão na corrida eleitoral, se houver, deve restringir-se à seleta platéia que o assistiu.
Valeu, entretanto, para mostrar que os candidatos se equilibram em termos de cultura, conhecimentos sobre a cidade, intenções e promessas.
A diferença, lógico, ficará por conta da força política, do poder de convencimento, dos recursos financeiros, do carisma e mais qualidades de cada um.
Especula-se que a maior rede de comunicações local estaria cogitando promover um segundo debate, com os mesmos adversários.
Seria mais uma valiosa contribuição para o melhor esclarecimento do universo de eleitores, que, nesse caso, torceria por ter acesso aos embates, ao vivo e a cores.
Espera-se que aconteça ..., e que Jó não deixe de participar.

 

                       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário