segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ADEUS, CHICO!

por Etelmar Loureiro

Em homenagem póstuma ao jornalista, escritor, profissional de turismo, empreendedor por excelência, exemplar chefe de família e grande amigo, Francisco Luiz Teixeira, que nos deixou no último dia 27, reproduzo o texto que honrosamente escrevi, para prefaciar o seu livro Miscelâneas do Chico (primeira edição - junho/2016):

            “Comunicador por excelência, ele está constantemente na mídia, criticando, comentando ou simplesmente noticiando algo de interesse popular. Mesmo quando censura, não descuida do bom humor, da fina ironia e da extrema sutileza que lhe garantem a fidelidade e a admiração de um apreciável grupo de leitores.
Na condição de cidadão e chefe de família, é pessoa simples, simpática, despida de vaidades, comunicativa e realizadora, muito bem aceita pela comunidade em que vive, da qual participa ativamente.
Assim é Francisco Luiz Teixeira, o araxaense popularmente conhecido como Chico Teixeira, que, ainda criança, deixou a terra de Dona Beja, em busca do crescimento. Foi tentar a vida em Goiânia e Belo Horizonte, antes de fincar raízes na mineira Governador Valadares, cidade onde se casou com Dinah Coelho Teixeira, é pai de sete filhos,  e se tornou um colecionador de sucessos.
O envolvimento de Chico Teixeira com a chamada capital do Vale do Rio Doce tem sido dos mais intensos. Desde 1950, quando chegou ao local, se fez presente nas mais diferentes áreas sociais, econômicas e políticas. Participou de entidades de classe e filantrópicas. Foi vereador, secretário da Administração Municipal e diretor da Associação Comercial.  Atuou em rádios e jornais, sendo fundador da Imparson, primeira agência de publicidade e gravadora, e do jornal Tribuna Fiel. No mundo dos negócios, criou a Altura Aliança Turismo S.A e idealizou o Ibituruna Serra Clube, duas molas propulsoras do desenvolvimento da Ibituruna, o maior ponto turístico de Governador Valadares. Atualmente, na condição de colaborador, escreve para Diário do Rio Doce, o principal matutino valadarense.
Antes de se graduar em Direito, integrando a primeira turma de formandos da Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (Fadivale), Chico Teixeira diplomou-se como Técnico em Contabilidade, sua primeira função em Valadares. Não por acaso, tornou-se um exímio contador ... de casos e causos. Mas jornalismo e turismo foram sua dedicação preferida, mesmo sem nenhuma formação acadêmica nessas áreas.
Em “Miscelânea”, seu primeiro “best-seller”, ele reúne os melhores frutos de uma visão que transcende os fatos e se expressa na forma de importantes relatos, sutis analogias, ou anestésicas alfinetadas. Um conteúdo que pode provocar reflexões, risos ou encaixar carapuças.
Vale a pena conferir!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário