quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CALÇADAS ESQUECIDAS

Por Etelmar Loureiro

            Nas cidades civilizadas, as calçadas são mais do que simples vias por onde transitam pedestres. São também locais de convivência, em que as pessoas se veem, trocam cumprimentos e até se detêm em longas conversas.  Elas fazem parte da vida do cidadão, ligando-o aos serviços de que se utiliza e aos lugares que frequenta. Costumam ser, ainda, atrações turísticas, como a “Calçada da Fama”, em Hollywood (USA), ou as mundialmente admiradas calçadas portuguesas, no Brasil tão bem representadas pelo calçadão da Praia de Copacabana.
Com o trânsito cada vez mais caótico, ao que se soma a precariedade do transporte público, caminhar transformou-se em boa alternativa para os deslocamentos pessoais. Conforme o último levantamento do Ibope (2015), cerca de 22% das locomoções cotidianas são realizadas a pé. Não só por ser uma opção saudável, que permite interagir com a cidade e seus moradores, mas devido ao elevado custo do transporte público. São necessárias, pois, calçadas adequadas, em quantidade e qualidade capazes de atender a crianças, jovens, adultos, idosos e deficientes físicos.
Entretanto, nos dias atuais, essa prática passou a ser uma prova de obstáculos para os que a ela se dedicam. Os desafios vão da péssima condição dos passeios públicos, cheios de buracos, desníveis, degraus, alagamentos e outras deficiências, até a sua ocupação por bancas de revistas, camelôs, cavaletes publicitários, filas de bancos, financeiras e casas lotéricas, entulhos, mesas de bares e outras parafernálias. Sem falar nos incômodos pedintes, malandros e drogados que se agrupam em certos pontos das passarelas, constrangendo os transeuntes.
Defensores desse espaço essencial para garantir a mobilidade urbana, os pernambucanos Francisco Cunha (consultor de empresas) e Luiz Helvécio (engenheiro) escreveram o livro “Calçada: o primeiro degrau da cidadania urbana”. Na obra, com rubustos argumentos, eles advogam a ideia de que o desrespeito à calçada é também um desrespeito ao direito de ir e vir, comum a todo cidadão.
Na opinião de Cunha, “sem podermos trafegar por calçadas seguras, desobstruídas e regulares, estamos impedidos – ou não podemos fazê-lo dignamente –, de chegar ao trabalho, à residência, à escola e até mesmo ao transporte público. Ficamos isolados, ou gravemente restringidos por carros invasores, barracas, lixo, esgotos estourados e inúmeros outros abusos que atormentam a vida do cidadão pedestre”.
A importância de preservar e construir calçadas cresce na proporção direta do vertiginoso aumento da frota de veículos, esse fenômeno que a todos vem causando sérias preocupações. Com as ruas tomadas por automóveis, caminhões, motos e bicicletas, o pedestre se sente cada vez mais confinado nos passeios públicos.
O problema é nacional, com ênfase nas localidades onde as prefeituras são mais omissas e as comunidades menos zelosas dos próprios interesses.
Nesse contexto, Valadares, comparada a outras localidades do mesmo porte, deixa muito a desejar. De modo geral, suas calçadas se encontram em estado lastimável. A necessidade de revitalizá-las há muito caiu no esquecimento do Poder Público e de grande parte dos proprietários de imóveis. Que o digam os que preferem andar nos quarteirões próximos às suas residências, os idosos, os deficientes físicos, sobretudo os cadeirantes, os pais que gostariam de transportar seus filhos em carrinhos de bebê, e tantos mais.
Os especialistas em mobilidade urbana asseguram que a qualidade das calçadas é o melhor indicador de desenvolvimento humano, além de funcionar como um sensor para medir o nível de civilidade de um povo. Sem discordância!

- Diário do Rio Doce - 07.12.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário