segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

TUDO NOS TRINQUES

Por Etelmar Loureiro

              A cidade e a mulher possuem algumas características comuns. Ambas têm seus encantos, seus dilemas e suas crises. Gostam de bom tratamento, de dedicação e carinho, de se sentir belas e sedutoras, de conquistar espaços e de atrair parceiros de qualidade, sobretudo os dispostos a gastar e investir.
Apostam nos filhos, e, gratificadas, ficam orgulhosas das vitórias por eles conquistadas. Fazem projetos auspiciosos e acalentam sonhos de crescimento. Têm um coração pulsante, alimentado pela confiança no futuro.
         O célebre Moraes Moreira, em uma de suas aplaudidas composições, reconheceu que “a mulher e a cidade / representam para mim / amor e liberdade. / A cidade é uma moça / também não tem idade. / É o espírito, a força da mocidade”. 
          Parecidas em muitos aspectos, uma e outra se distanciam no modo de refletir a ação do tempo.
          Despercebido enquanto ela é jovem, o amadurecimento acaba se tornando algoz da mulher. Faz encolher suas energias, inibe-lhe o ânimo, modifica sua beleza externa, antes de tirá-la de cena. Roteiro próprio dos viventes.
            Para a cidade, ao contrário, o passar dos anos costuma ter efeito remoçante e inovador. Abre novos horizontes, induz crescimento, progresso, consagra usos e costumes, ou revela outras vocações. Para o bem ou para o mal, em algum sentido a cidade vai em frente; dificilmente retrocede. 
            Quem há muitos anos acompanha a evolução de Governador Valadares percebe o quanto o aumento da idade lhe tem sido saudável e benéfico. Resultados positivos são inegáveis.
           Desde a emancipação política, em 30/01/1938, sua história registra constantes avanços, de maior ou menor intensidade. Transformou-se no polo econômico regional, com larga influência sobre o leste e o nordeste mineiros, alcançando algumas áreas do Espírito Santo.
Mesmo sem céu de brigadeiro, sempre há teto e coragem para voar.
A cidade vem acumulando importantes conquistas; a Universidade Federal foi uma delas. A inclusão do município na área de atuação da Sudene, se afinal consumada, poderá representar outro grande passo rumo ao desenvolvimento. O Hospital Regional, em fase de construção, contribuirá para consolidar a excelência dos recursos médicos locais. Enquanto isso, o comércio, a construção civil e outros ramos da atividade privada se juntam às ações institucionais, para sustentar bons índices econômicos. E não seria absurdo apostar em dias melhores, assim que se tornarem realidade a modernização do Aeroporto Coronel Altino Machado e a duplicação da BR-381. Isso sem falar na sempre sonhada e muitas vezes prometida extensão de um gasoduto até Valadares.
A localização estratégica, o perfil geográfico, a tranquilidade político-social, a boa estrutura urbana, a estabilidade econômica e a visão empreendedora de suas lideranças são qualidades que explicam esse cenário.
Como toda cidade e toda mulher, Valadares requer manutenção periódica. Um retoque na maquiagem, um “reaperto” no esqueleto, um check-up, uma limpeza de pele, uma tintura de cabelos são imprescindíveis, saudáveis e fazem parte da rotina e da vaidade. 
           A eterna "Princesa do Vale" acaba de chegar aos 80 anos, sem demonstrar necessidade de uma grande recauchutagem. Nada de silicones, lipoaspirações ou bariátrica; “tá tudo nos trinques”! Quando muito, um “peeling”, ou um botox, aqui ou acolá.
            Sob uma administração municipal dedicada e merecedora de confiança, que recriou expectativas em torno de um futuro mais promissor, a cidade vive momentos de indisfarçável otimismo. 
        Bonita e cativante, apenas lhe faltam mais pretendentes de visão, que tenham dote, disposição e seriedade para investir no seu potencial.
Dispensados, com certeza, os príncipes encantados que proporcionam uma maravilhosa noite de Cinderela, seguida de frustrante vida de Gata Borralheira. De “malas”, oportunistas e enganadores, Valadares já se cansou.

- Diário do Rio Doce - 01.02.2018
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário